As 9 doenças de cachorro comuns e como tratá-las
Os cães são um dos animais de estimação mais queridos do mundo. Como o melhor amigo do homem, os cães são adorados por jovens e idosos. Qualquer dono de cachorro deve estar ciente das doenças caninas mais comuns e seus sintomas para que essas doenças possam ser prevenidas ou tratadas.
Para ajudar seu amigo canino a ter uma vida saudável, você deve conhecer alguns dos problemas de saúde mais comuns que os cães enfrentam, seus sinais e o que você pode fazer a respeito.
Clínica veterinária
Lembre-se que o mais indicado é contar com a ajuda de profissionais. Um veterinário conhece bem os sintomas e detalhes de cada doença. Além de fazer o diagnóstico e pedir os exames adequados, ele saberá indicar os melhores cuidados e medicamentos para as doenças do seu pet.
Faça ao menos uma vez por ano um exame de checkup que inclui a avaliação física do seu cachorro bem como exames que podem ser úteis. Muitos destes exames variam conforme a raça e idade do seu cão.
1. Infecção de ouvido
As infecções de ouvido podem afetar qualquer raça de cachorro, especialmente cães com orelhas caídas, como beagles e sabujos. As principais causas de infecções de ouvido são bactérias e leveduras. As bactérias e leveduras vivem e prosperam devido à umidade, excesso de limpeza, alergias, acúmulo de cera e lesões nas orelhas do cão. Pode levar à surdez e até à paralisia quando não tratada.
Os sintomas comuns incluem coceira, agitação da cabeça, secreção nos ouvidos, vermelhidão, dor e odor. O tratamento de infecções de ouvido requer exame veterinário e pode levar até 2 semanas antes da cura completa. Antibióticos e gotas para os ouvidos podem ser prescritos para ajudar no processo de cicatrização.
2. Alergias
Assim como os humanos, os cães também podem sofrer de alergias. Essas alergias podem ser cutâneas, alimentares e reações alérgicas agudas. Os sintomas de alergia incluem coceira, coceira nas orelhas, vômitos, diarreia, espirros, coceira nos olhos, pele inflamada, lambedura constante e inchaço no rosto, orelhas e lábios.
O tratamento de alergias requer exames veterinários que diagnosticam uma alergia específica. A medicação prescrita pode ajudar a aliviar a dor e suprimir alergias.
3. Vermes e pulgas
A doença mais comum em cães é trazida por vermes. Eles são parasitas intestinais que podem causar infestação do sistema digestivo. Existem quatro tipos de vermes que podem infectar cães: lombrigas, lombrigas, ancilostomídeos e tênias.
A detecção de infestação por vermes em cães está atenta a sintomas como vômito, diarréia, perda de peso, perda de apetite, pelagem opaca, coceira, irritação da pele, arranhões no chão ou em superfícies duras, presença de vermes nas fezes dos cães, barriga, e tosse. Seu veterinário irá prescrever medicamentos desparasitantes para ajudar a tratar e prevenir vermes intestinais em cães.
E as pulgas? Leva apenas três semanas para uma pulga se transformar em uma infestação de 1.000 insetos que picam. Um problema de saúde canina muito comum, as pulgas são fáceis para o seu cão pegar, mas também são fáceis de tratar. Os sinais de que seu cão pode ter pulgas incluem:
- Coceira, lambidas constantes ou mordidas
- Perda de pelos
- Feridas e pontos vermelhos na pele
- Dermatite alérgica (resposta alérgica causada pelo contato com a saliva da pulga)
- Sujeira de pulgas (pontinhos pretos em meio aos pelos)
Se não forem tratadas, as pulgas não apenas deixam seu cão extremamente desconfortável, mas também podem causar reações alérgicas, infecções e até mesmo levar à anemia devido à perda de sangue.
Converse com seu veterinário sobre o remédio certo para pulgas para seu cão, que pode incluir coleiras, remédios orais, xampus, sprays ou líquidos tópicos.
4. Infecção do Trato Urinário
A chamada infecção urinária em cães é uma infecção bacteriana que ocorre no trato urinário. Isso pode afetar qualquer cão e pode ter efeitos muito adversos se não for tratado rapidamente.
Os sintomas incluem urina com sangue, lambedura na área do mictório, febre, odor pungente da urina, vômitos, mudança no apetite, aumento no consumo de água, micção frequente e incapacidade de urinar.
Seu veterinário irá diagnosticar cães com infecções do trato urinário após coletar e testar amostras de urina estéril. Após o diagnóstico, seu veterinário irá prescrever a medicação adequada para ajudar a tratar as infecções do seu cão.
5. Cinomose Canina
Este é um vírus altamente contagioso causado pelo paramixovírus. Esta doença afeta os sistemas gastrointestinal, respiratório, cutâneo, imunológico e nervoso central do cão, resultando em uma infecção generalizada e difícil de tratar, tornando-se uma doença potencialmente letal.
Os sintomas da cinomose são:
- Febre
- Secreção nasal e ocular
- Letargia
- Tosse e espirros
- Dificuldades respiratórias
Não há maneiras seguras de tratar esta doença, o que a torna mortal. Os veterinários irão prescrever antibióticos e suplementos vitamínicos para ajudar no tratamento da cinomose canina.
6. Tosse do Canil
Os cães podem contrair esta doença inalando bactérias e partículas de vírus de outros cães infectados ou locais infecciosos, como creches, parques para cães, etc. Se um cão está infectado com tosse dos canis, pode desenvolver os seguintes sintomas:
- Tosse forte
- Coriza
- Espirros
- Letargia
- Perda de apetite
- Febre baixa
Tratar cães com tosse do canil é fácil. Os veterinários irão prescrever antibióticos e remédios para tosse para aliviar os sintomas e prevenir infecções secundárias. Enquanto os donos de animais de estimação podem prevenir a tosse dos canis vacinando seus cães contra esta doença.
7. Conjuntivite
A conjuntivite refere-se à inflamação da conjuntiva – a superfície rosada que envolve o globo ocular. Isso faz com que o olho fique vermelho, dolorido e geralmente produz secreção. A conjuntiva pode estar inchada e cobrir parcialmente o olho. A conjuntivite é uma das doenças nos olhos do cachorro mais comuns.
Muitas condições podem causar conjuntivite, algumas são facilmente tratáveis, mas outras são mais difíceis. Essas condições incluem irritantes, traumas, doenças do sistema imunológico, corpos estranhos no olho ou outros problemas oculares, como deformidades nas pálpebras.
Um veterinário precisará examinar o olho para determinar a causa do problema. A maioria dos casos é tratada com colírios ou pomadas, mas alguns requerem tratamento com antibióticos. Também pode haver a necessidade de tratar problemas subjacentes.
8. Micose
Micose é uma infecção fúngica, causada por Microsporum canis. É altamente contagiosa e pode ser transmitida de cães para outros animais ou humanos. Com certea é uma das mais populares doenças dermatológicas em cães.
O pet sofre de micose desenvolve lesões de pele no rosto, orelhas e membros. Muitos cães não apresentam sinais clínicos, mas podem transmitir os esporos a outros. Cães jovens, com menos de 1 ano de idade, são os mais comumente infectados.
O tratamento envolve isolamento, medicação oral e tópica. Luvas e roupas de proteção devem ser usadas ao tratar o cão para evitar a propagação da infecção. O ambiente do cão também precisará de uma limpeza completa.
Se um ser humano desenvolver lesões na pele, ele deve consultar um médico para ser tratado adequadamente.
9. Pancreatite
O pâncreas ajuda na digestão dos alimentos, produzindo enzimas digestivas. A pancreatite é a inflamação do pâncreas, que faz com que as enzimas digestivas vazem para o pâncreas.
Os sinais clínicos variam de nenhum a desconforto abdominal grave e até a morte. Cães com pancreatite geralmente ficam infelizes e se recusam a comer. Se você está preocupado com a saúde do seu cão, é melhor levá-lo a um veterinário.
A pancreatite é uma condição dolorosa que requer alívio da dor para aliviar os sintomas. Casos leves podem se recuperar em poucos dias sem tratamento. Os casos mais graves terão de ser hospitalizados para cuidados intensivos e submetidos a uma operação.